
Atendendo a pedidos, estou postando agora uma imagem de uma tela pintada por mim, em meados de 1999. No ano seguinte, 2000, estava me formando no Curso de Bacharelado em Desenho e Plástica - Design de Superfície da UFSM e no ano seguinte, 2001, me formava no Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica na mesma UFSM! Meu atelier principal escolhido foi o Design, porém, minha maior produção, tanto em período acadêmico quanto no pós-acadêmico foi, provavelmente, na pintura. Tinta a óleo, terebentina, óleo de linhaça, algodão cru preparado esticado na parede (assim mesmo!), projeto no papel e lá ia eu lambuzar as paredes e o chão de casa e espalhar aquele cheiro forte do preparado de tinta óleo, para desespero da minha mãe e da minha irmâ hehehe
Se essa tela aí acima teve um nome, eu não o registrei. O que posso dizer é que aí pode se ter uma boa idéia do meu gosto de pintar: pincelada e formas. Abstraindo o corpo feminino e chapando, quase fragmentando e geometrizando, integrando cores quentes e frias e aplicando aqui e ali, discretos degradês. Eu bem que tentei trabalhar a pincelada pesada e marcante mas, no outro dia, abusando da possibilidade de mudar tudo pela lenta secagem da tinta a óleo, lá ia eu com meus pincéis chatos e largos, "alisar tudinho", chapar valendo até ficar do meu agrado! Isso podia levar meses... Mas o processo criativo é assim: a gente olha cada dia de um jeito diferente, sob uma nova perspectiva, cobrando de nós mesmos aquela autenticidade, aquele traço que nos identifica e que transmite exatamente o que somos e o que sentimos, do jeitinho de queremos que fique pra posteridade! Acredito que essa seja a verdadeira intenção do artista, antes de enfeitar a parede de alguma casa!
No mais, desejo ardentemente voltar a pintar, assim que puder ter meu atelier, onde tudo possa ficar em total des-organização!
Nenhum comentário:
Postar um comentário