8 de março de 2010

Meu mundo em minhas costas

A maioria das pessoas, quando vêem as minhas tatuagens entendem que são desenhos egípcios, porém não sabem quem é quem e sempre vêem aquelas perguntinhas: O que significa esse desenho? ou que deus (deusa) é esse? Por isso, além de postar essa foto, vou explicar aqui no blog, resumidamente, o que significam cada um desses desenhos que foram muito bem pesquisados,pensados e desenhados na minha pele, um a um pelo meu grande amigo Marcello Marzari! Meu noivo fez o clic a seguir, no melhor ângulo que dá pra ver!



Nut e Geb são retratados como amantes apaixonados. Durante o dia eles eram separados por Shu, o deus do ar. Mas à noite, Nut descia para fazer amor com Geb. Se houvessem tempestades durante o dia, o egípcios acreditavam que era a aproximação de Nub da terra para encontrar Geb. O amor deles deixou o marido de Nut, Rá com raiva, que decretou que ela não poderia ter filhos durante os 360 dias do ano. Infeliz, Nut pediu ajuda a Thoth, o deus da sabedoria. Thoth roubou luz da lua para criar cinco dias novos (fazendo com que o ano durasse 365 dias); foi quando Nut deu vida a quatro crianças: Osíris, Ísis, Néftis e Seth.

Osíris aparece como uma múmia de barba, carregando um gancho como poder supremo. Ele usava a coroa branca do Alto Egito, com penas vermelhas. Sua pele é verde para representar a vegetação – como rei, ele ensinou os egípcios a ser fazendeiro.
Apesar dele ser o deus do submundo, ele não é um demônio ou um deus obscuro. Ao contrário, ele representa a esperança dos egípcios em viver em glória para sempre na vida depois da morte. Osíris casou-se com sua irmã Ísis e foi morto por seu irmão ciumento Seth.

Ísis era adorada por todo o reino durante quase toda a história egípcia.Por vezes ela aparece nos desenhos, usando grandes asas e dispondo de seus poderes mágicos para respirar a vida de volta ao seu marido Osíris, depois de ter sido assassinado e seu corpo ter sido cortado em pedaços por seu irmão Seth. Seu corpo colorido é associado á forma sempre mutante da natureza. Fazendo uso da magia e das artes da cura, Ísis concebe Hórus, seu filho solar.

Hórus era originalmente o deus do céu, voando sobre o Egito como um falcão para proteger seu pai, o rei Osíris. Quando Horus derrotou o assassino de seu pai, Seth, ele se transformou no rei de todo o Egito. Na luta contra o seu tio inimigo, Hórus feriu fatalmente o olho esquerdo. A deusa Hator o curou, foi a partir daí que o "udjat" ou Olho de Hórus, virou um poderoso amuleto de cura e restauração!

As divindades em forma de múmias abaixo do Olho de Hórus e recebendo sua luz em forma de raios solares, são os seus filhos: Imsety, Hapi, Duamutef e Quebsenuef. Os vasos canopos, que guardam as vísceras dos mortos interpretam cada um destes deuses, guardando os principais órgãos mumificados de um falecido! São eles também que acompanham Osíris nos julgamentos dos mortos. Nos desenhos egípcios eles aparecem perfilados sobre a flor de lótus, diante de Osíris. As flores de lótus brotam da tábua da verdade, que fica sobre os pés de Osíris e também sustentam essas pequenas e significativas divindades.

Fonte: www.discoverybrasil.com

Nenhum comentário: